Giardia duodenalis é um protozoário intestinal que leva a um quadro de diarreia por má absorção. É comum o paciente com quadro de diarreia ser diagnosticado (sem exames?!) ou tratado para Giardíase devido a característica da diarreia: com sangue, muco, entre outros.
Devemos lembrar que ela é considerada, muitas vezes, oportunista e acaba se beneficiando dos pacientes inflamados e imunossuprimidos, como por exemplo, os que possuem alergia alimentar ou doença inflamatória intestinal, além de outras doenças crônicas.
Todos os pacientes com queixa de diarreia que passam com o Gastroenterologista iniciam a triagem pelo exame coproparasitológico e para Giardia podemos nos utilizar ainda do teste rápido.
Devemos lembrar que muitas vezes ela estará de forma assintomática e não será a causadora de tanta diarreia e quadro clínico gastrointestinal e alguns pacientes permanecerão portadores mesmo após o tratamento, esses, devemos acompanhar de perto para evitar recorrência da doença.
Lembrando que o tratamento é com vermifugação (além disso já temos novos tratamentos para os casos mais resistentes!) e principalmente que nem toda diarreia com sangue e muco é Giardia! Peçam exames seriados, pesquisem outros parasitas e protozoários e lembrem-se: só devemos tratar com exame positivo (seja ele o coproparasitológico ou o teste rápido) e não apenas tratar devido um quadro de gastroenterite!
Por último, caso seu paciente ou seu pet apresentar Giardíase lembre-se da base do tratamento medicamentoso e ambiental, não podemos esquecer que é um protozoário muito resistente ao ambiente! E principalmente nos cercamos de cuidar da profilaxia do ambiente e do animal, visto que é um protozoário transmitido por veiculação hídrica e fômites através da ingestão orofecal.
Cuidem dos seus pacientes e de seus pets 💜